April 2008


Maemo and Mamona25 Apr 2008 04:05 pm

Bossa Conference ’08 was a great open source conference for mobile embedded platforms.

Have you missed it?

Will you miss it again next year?

See you there next year!

http://www.bossaconference.indt.org/

INdT and Português11 Apr 2008 01:22 pm

Imagine a big aquarium and inside it computer programmers, challenges and prizes instead of fishes. This is how the FISL Programming Arena looks like.

The Arena main objective is promoting a meeting between members in technology community for a contest based in technical skills considering individuals and groups. Is occurs before in remote phases and during the FISL 9.0. The location is a aquarium-room with restricted access in the middle of event center. Free software projects are chosen and used as a case of study for Arena.

So, this year INdT is helping to organize this contest and Nokia will give N95 and N800 as prizes for the winners.

Reference: http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/arena_en

The official announcement in Portuguese-br:


Instituto Nokia de Tecnologia promove desafios em parceria

com Forum Nokia na Arena de Programação do FISL 2008

Vencedores serão premiados com dispositivos Nokia N95 e Nokia N800. Forum Nokia fará palestra para orientar desenvolvedores que queiram contribuir com projetos da empresa

São Paulo, 10 de abril de 2008 – O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) participará, pela primeira vez, do Festival Internacional de Software Livre (fisl), que terá sua nona edição entre 17 e 19 de abril, em Porto Alegre. O instituto, em parceria com o Forum Nokia, comunidade on-line com mais de três milhões de desenvolvedores cadastrados, promoverá desafios na Arena de Programação do evento e premiará os vencedores com aparelhos Nokia N95 e Internet Tablets Nokia N800.

Os desafios consistem em disputas que levam em conta habilidades técnicas de programação e desenvolvimento. As competições, realizadas individualmente e em grupo, serão vinculadas a projetos open source para plataformas móveis.

Serão duas fases: qualifying e insanifying. No qualifying, tarefas mais simples ajudam os times a se familiarizarem com a linguagem Python para o sistema operacional Symbian S60 e com a API (Interface de Programação de Aplicativos) da plataforma. Aqueles com os melhores resultados passam para a etapa seguinte, quando usarão parte do conhecimento adquirido durante o qualifying. O resultado será uma contribuição para um projeto de software livre com o qual os participantes poderão continuar colaborando mesmo após o fisl.

Daniel Rocha, gerente do Forum Nokia no Brasil, apresentará, durante o fisl, a palestra “Nokia – iniciativas e projetos open source para smartphones”. Ele irá mostrar as últimas iniciativas da Nokia no mundo open source, como Python for S60, Open C, Maemo, Mobile Web Server e outros projetos em andamento. A intenção é orientar os desenvolvedores sobre como participar destes projetos, portar código open source para os smartphones S60 e como contribuir com os projetos de código aberto da empresa.

Além de participar da arena, o INdT estará no evento também com o objetivo de identificar potenciais candidatos a trabalhar no instituto. “Sabemos que o fisl reúne os melhores profissionais da área de software livre, foco das pesquisas de nossa unidade em Recife. A atmosfera de competição é uma oportunidade de avaliarmos a capacidade dos participantes para possíveis vagas que se abram no INdT”, afirma Vanessa Nalesso, gerente de RH do INdT.

Vanessa explica que a idéia principal é formar um banco de currículos o que não significa que haverá contratações imediatas. “Na área de open source, o INdT oferece a melhor estrutura para que o pesquisador alcance o máximo de desempenho, desde máquinas, softwares e treinamentos, até a participação em congressos relacionados aos temas com os quais trabalhamos”, completa ela.

Sobre o INdT

Fundado em 2002, o INdT é uma instituição independente e sem fins lucrativos comprometida com a realização de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em comunicação móvel no Brasil. Além do

desenvolvimento de aplicações inovadoras, está entre os objetivos do instituto promover as oportunidades que a mobilidade tem a oferecer para os desenvolvedores.

O Instituto possui centros de pesquisa estabelecidos em Manaus, Brasília e Recife, e executa projetos em áreas de conhecimento distintas: Software Livre e Código Aberto, Desenvolvimento de Soluções Futuras em software, multimídia e telecomunicações,  processos de manufatura, pesquisa de propriedades mecânicas e componentes eletrônicos de dispositivos móveis.

Sobre o Forum Nokia

O Forum Nokia é uma comunidade on-line global voltada para desenvolvedores de aplicativos móveis, que fornece ampla variedade de ferramentas para criação, informações técnicas e documentos de suporte. Criado em 1995, o Fórum Nokia tem atualmente mais de 3 milhões de desenvolvedores cadastrados. O endereço do Fórum Nokia na web é http://forum.nokia.com. Para os brasileiros uma novidade é o Forum Nokia Wiki em português – http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Portal:_Portuguese. Neste espaço colaborativo os cadastrados podem incluir desde artigos sobre programação até dúvidas (e suas soluções).

Informações para Imprensa

LVBA Comunicaçãowww.lvba.com.br – 11 3039.0660

Théo Filipe – theo.filipe@lvba.com.br – 11 8714.0669

Comunicação INdT

Beto Campainha  – beto.campainha@indt.org.br – 92 8114.1299